Você está aqui: Página Inicial / O DTPP

Apresentação

O Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP), uma das unidades do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFSCar, tem como objetivo geral produzir, analisar, sistematizar e divulgar o conhecimento de Teorias e Práticas Pedagógicas que se compõe de conhecimentos gerais (didática, currículo, práticas sociais e processos educativos) e específicos (educação da infância, educação das relações étnico-raciais, educação de jovens e adultos) bem como, promover a formação profissional de docentes, pedagogas e pedagogos e de outros agentes educacionais, nas modalidades presencial e a distância, nos níveis de graduação e pós-graduação.

Os objetivos específicos do DTPP são:

  • formar professoras e professores, pesquisadoras e pesquisadores e profissionais de educação, no nível de formação básica, de pós-graduação e de formação continuada;
  • investigar a realidade social e educacional brasileira nas diversas áreas e/ou sub-áreas do conhecimento.
  • propor, planejar, implementar e avaliar pesquisas, projetos e programas de intervenção na área educacional que impliquem ou visem melhoria na qualidade da educação;
  • articular ações com a comunidade, sob a forma de atividades, projetos e programas conjuntos, que possibilitem a efetiva integração ensino-pesquisa-extensão e socialização do conhecimento produzido.
     

As subáreas do DTPP são:

  • Cultura, Diversidade e Diferença
  • Elementos presentes no processo de ensino e aprendizagem
  • A escola e os processos pedagógicos
  • Os conteúdos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da Educação Infantil e da Educação a Distância
  • Experiências, pesquisas e práticas pedagógicas
« Setembro 2017 »
Setembro
DoSeTeQuQuSeSa
12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930