Você está aqui: Página Inicial / Núcleos / Projetos Especiais (PIBID) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é um programa do MEC que visa o incentivo à formação de professores/as, a valorização do magistério, a articulação entre ensino superior e educação básica, a melhoria da qualidade da educação básica, o fomento a práticas inovadoras e a valorização da escola pública (Portaria CAPES 096/2013).

A UFSCar participa com um projeto institucional desde 2009, propondo ações colaborativas, em parceria com as escolas, que visem o aprimoramento da formação inicial de licenciandas/os, a promoção de formação continuada de professoras/es e o aprimoramento dos processos de ensino e aprendizagem. Dentre suas características destacam-se a busca de profissionais que incorporem a reflexão sobre sua própria prática, rumo a um/a professor/a investigador/a e conceptor/a de seu fazer pedagógico e o desenvolvimento de ações interdisciplinares.

Docentes do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas assumem a coordenação de projetos PIBID dos cursos de pedagogia da UFSCar - campus São Carlos.

PIBID Pedagogia Presencial

A área de Pedagogia de São Carlos participa do projeto desde 2010 e suas principais propostas visam a integração entre as demandas das escolas com a pesquisa e a reflexão, o aperfeiçoamento das situações didáticas através de novas modalidades de mediação dos conhecimentos, a aprendizagem de conhecimentos, valores e atitudes para a cidadania, a promoção de inclusão social e contribuição para que as escolas sejam cada vez mais centros de referência nas comunidades.

Em 2013, compunham a equipe 24 licenciandas/os, 3 professoras supervisoras (professoras nas escolas que recebem as/os licenciandos), 10 docentes orientadoras/es e uma coordenadora (docentes da Universidade) que atuavam em duas escolas, uma municipal e outra estadual, com ações e projetos de acordo com os eixos e propostas do subprojeto, voltados principalmente para a atuação nos anos iniciais do ensino fundamental e, mais recentemente, na educação de jovens e adultos.

Para 2014, foi submetidaproposta  para ampliar esse número atingindo  cerca de 60 pibidianos do Curso de Pedagogia atuando em 6 escolas públicas de São Carlos, com a ampliação do número de supervisores, orientadores e coordenadores envolvidos.

PIBID Pedagogia EAD

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) Pedagogia a Distancia da UFSCar vêm desenvolvendo suas atividades desde maio de 2011 contando com a participação de 1 coordenadora de sub-área,  15 bolsistas (8 bolsistas do Polo de Jales e 7 bolsistas do Polo de São José dos Campos), 2 professoras supervisoras (Jales e São José) e 7 professores(as) orientadores(as) (5 docentes da UFSCar e 2 tutores da UAB).

O objetivo do grupo é o de promover de forma compartilhada ações voltadas para a escola e o seu entorno (projetos, seqüência didáticas, materiais pedagógicos, feiras, grupos de estudos, reforço escolar, planejamento e desenvolvimento conteúdos trabalhados na escola, entre ouros) no sentido de apoiar os(as) professores(as) em formação inicial da modalidade a distância no processo de construção e reconstrução de base de conhecimentos promovendo troca de experiências e conhecimento entre os docentes da escola pública e a universidade.

O processo de formação dos bolsistas e professores envolvidos é mediatizado pelo uso de tecnologias educacionais (ambiente virtual de aprendizagem, materiais audiovisuais e web conferências) e de intervenções diretas, realizadas no próprio cotidiano das escolas parceiras e grupos de estudos quinzenais.

Para saber mais acesse www.pibid.ufscar.br

« Outubro 2019 »
DoSeTeQuQuSeSa