Extensão
Programas de Extensão
1. Programa da Extensão: Formação Compartilhada de Professores que ensinam Matemática na Educação Básica.
Coordenadora: Cármen Lúcia B Passos
Um dos objetivos principais desse Programa de Extensão é o desenvolvimento de projetos que aproximem os professores da Educação Básica das discussões que ocorrem na academia que podem favorecer as reflexões sobre o contexto de ensino da matemática. Prevê-se como possível a elaboração de ações capazes de enfrentar os problemas emergentes da prática pedagógica nos seus diversos aspectos:
- promover atividades de extensão visando a formação inicial e/ou continuada de professores;
- implementar experiências compartilhadas de formação de modo a favorecer o desenvolvimento profissional docente a partir de reflexões sobre a prática;
- intervir em contextos específicos de ensino/aprendizagem da matemática de forma a superar dificuldades;
- criar e coordenar grupo de estudo e pesquisa visando a produção e divulgação de conhecimento, resultando divulgação dos trabalhos realizados na área;
- realizar pesquisa em Educação Matemática para analisar as questões colocadas pela realidade e o professor de intervenção desenvolvido.
2. Programa de Educação de Jovens e Adultos em restrição e privação de liberdade
Resumo:
O programa tem sua justificativa acadêmica e social ancorada em políticas públicas voltadas para a educação de jovens e adultos em restrição e privação de liberdade. Os objetivos gerais são: desencadear ações voltadas para a inclusão social de jovens autores de atos infracionais e adultos em privação de liberdade; promover discussões e debates com pesquisadores da temática; organizar eventos acadêmicos que contribuam no sentido de partilhar das políticas públicas nacionais voltadas para ações afirmativas e inclusivas; inserção em espaços da comunidade voltados para o atendimento dessa população marginalizada, contribuindo para a sua reinserção social.
Atividades realizadas: Formação de Educadores e gestores educacionais para as unidades prisionais paulistas: desvelando caminhos, construindo saberes - PROEXT 2013; Formação de monitores-coordenadores e professores de escolas de Unidades Prisionais do Estado de São Paulo (2012); Ciclo de Estudos: Implantação das Diretrizes Nacionais para a oferta de Educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade (2011); Formação de educadores sociais em espaços de cumprimento de medidas socioeducativas e em privação de liberdade (2010); Círculo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos em Privação de Liberdade (2009); Caminhos para a educação de jovens e adultos privados de liberdade (2009); Projeto Viver e Aprender: o conhecimento como forma de inclusão escolar de jovens que cumprem medidas socioeducativas em São Carlos (2008); Atendimento pedagógico a agentes educativos que atuam em espaços que abrigam crianças e jovens em situação de risco (2007).
3. Programa: Democratização do conhecimento e do acesso à educação. - 23112.001293/2002-62
Coordenadora: Profa. Dra. Roseli Rodrigues de Mello
Radicalizar a democratização do conhecimento e do acesso à educação, no atual contexto, torna-se necessidade para garantia de direitos e de proteção social a diferentes grupos e setores sociais historicamente marginalizados em nosso país e na América Latina. Partindo desta premissa, tem-se por objetivos com o presente programa:
- Ampliar a democratização da educação escolar, com garantia de acesso, de permanência, de aprendizagem de alta qualidade e de convívio na diversidade como valor a ser cultivado;
- Apoiar e desenvolver a formação de profissionais da educação e demais vinculados aos serviços educacionais e culturais nas instituições públicas, para exercício da profissão com sentido social;
- Contribuir para o desenvolvimento de e apoio a políticas públicas que democratizem os conhecimentos escolares.
4. Programa de Extensão: Estudos sobre a Escola de Vigotsky
Coordenadora: Maria Aparecida Mello
Este programa tem como principal eixo o desenvolvimento de estudos, pesquisa e extensão na perspectiva teórica Histórico-Cultural de Vigotsky, nas áreas de Educação Infantil, Educação Física, Pedagogia, Atividades de Movimento e Formação Inicial e Continuada de professores. Nele estão inseridas as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas, primordialmente, em escolas públicas municipais, envolvendo alunos de graduação, especialização, pós-graduação, ex-alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública municipal. A intenção desse programa é fortalecer a parceria entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciada no ano de 1999. O foco central dessa parceria é a troca e integração dos saberes produzidos nessas duas instituições. A perspectiva teórica adotada nos projetos que o compõe, ou seja, a Teoria Histórico-Cultural vai ao encontro desse principal objetivo, uma vez que concebe o homem como produtor de sua história e cultura e, nesse processo os tipos de relações entre os indivíduos são imprescindíveis para a apropriação de conhecimentos, de aprendizagens e desenvolvimento das funções psíquicas superiores desses indivíduos.