Programas

Democratização do conhecimento e do acesso à educação.

Status: Aprovado / execução
Coordenador: Roseli Rodrigues de Mello
Áreas: Ciências Humanas / Educação / Cultura
Público Alvo: crianças, jovens e adultos pertencentes a grupos que podem sofrer exclusão social e profissionais da educação.
Comunidade Atingida: externa
Abrangência na UFSCar: Interunidade
Início: 01/09/2002
Linha programática: Direitos de Grupos Sociais - "Questão de gênero, etnia e inclusão social de grupos sociais."
Resumo: Promover atividades educativas e culturais que possibilitem o acesso ao conhecimento sistematizado. Promover projetos e atividades que estimulem a participação, em atividades culturais e educacionais, de pessoas e grupos que sofrem exclusão social ou seu risco. Promover atividades de formação e outros agentes educativos que estimulem ações profissionais voltadas para a superação de exclusão escolar de segmentos que sofrem exclusão social. Desenvolver projetos que contribuam para a produção de conhecimento sistematizado e escolarização como via de construção de superação de exclusão social.

Estudos sobre a Escola de Vigotsky

Status: Aprovado / execução
Coordenador: Maria Aparecida Mello
Áreas: Ciências Humanas / Educação / Cultura
Público Alvo: Crianças, Professores, Alunos de graduação, Famílias
Comunidade Atingida: Interna e externa
Abrangência na UFSCar: Intradepartamental
Início: 21/10/2004
Linha programática: Educação Infantil - "Educação da criança de 0 a 6 anos, ministrada por estabelecimento de ensino regular ou instituição especializada (creches, centros de desenvolvimento, etc)."
Resumo: Este programa tem como principal eixo o desenvolvimento de estudos, pesquisa e extensão na perspectiva teórica Histórico-Cultural de Vigotsky, nas áreas de Educação Infantil, Educação Física, Pedagogia, Políticas de Ensino Superior e Direito e Educação. Nele estão inseridas as atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas, primordialmente, em escolas públicas municipais, envolvendo alunos de graduação, especialização, pós-graduação, ex-alunos de graduação e pós-graduação, professores da rede pública municipal e gestores escolares. A intenção desse programa é fortalecer a parceria entre a Universidade e Comunidade Externa, principalmente, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, iniciada no ano de 1999. O foco central dessa parceria é a troca e a integração dos saberes produzidos na universidade e escola. A perspectiva teórica adotada nos projetos vai ao encontro desse principal objetivo, uma vez que concebe o homem como produtor de sua história e cultura e, nesse processo os tipos de relações entre os indivíduos são imprescindíveis para a apropriação de conhecimentos e de aprendizagens.

Alfabetização: saberes e cidadania

Status: Aprovado / execução
Coordenadora: Claudia Raimundo Reyes
Áreas: Ciências Humanas / Educação
Público Alvo: Professores e alunos do ensino fundamental.
Comunidade Atingida: Externa
Abrangência na UFSCar: Intradepartamental
Início: 29/02/2008
Linha programática: Ensino Fundamental - "Educação da criança de 7 a 14 anos ministrada por estabelecimento de ensino regular ou instituição especializada."
Resumo: Resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), de 2003, demonstram que 59% os alunos da 4ª série do ensino fundamental apresentam sérias limitações em seu aprendizado da leitura e da escrita, revelando ainda que o trabalho desenvolvido nas escolas não tem sido suficiente para garantir às crianças o direito de saber ler e escrever, para exercerem sua cidadania; motivo pelo qual justificamos a necessidade de implantar um programa cujo objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade do ensino, tanto no que diz respeito à formação do professor, quanto da aprendizagem do aluno.