Cursos e ACIEPEs

Formação Lúdica de Professores: construindo saberes e fazeres da prática pedagógica

Tipo: Curso de Atualização
Status: Inscrições abertas em breve
Período de inscrições: 26/07/2021 à 06/08/2021
Resumo: Oferecido como curso de atualização, caracteriza-se como uma formação continuada para professores/as ou educadores da área da Pedagogia ou Educação que atuam na educação infantil e/ou nos anos iniciais do ensino fundamental de São Carlos/SP da rede municipal ou estadual de ensino de São Carlos; de formação inicial para estudantes dos cursos de Pedagogia: UAB Ufscar e Pedagogia modalidade presencial, assim para os cursos de licenciatura em educação física e psicologia.
Tem como objetivo a discussão, reflexão e construção de conhecimentos teóricos e práticos relacionados ao lúdico nas práticas pedagógicas com crianças, focalizando a formação lúdica de professores. Visa a melhoria das práticas pedagógicas para docentes atuantes e fortalecimento e aquisição de conhecimentos para futuros/as professores/as. Contará com momentos presenciais (com presença obrigatória), produção de atividades (como diários, pesquisas de objetos lúdicos e produção de brinquedos e narrativas escritas), além de leituras e discussão de materiais. Está organizado com atividades de estudos de textos, filmes, imagens, vivências de atividades lúdicas, produção e análise de materiais lúdicos, entre outros.

Processos de ensino e aprendizagem: Estatística na Educação Infantil e Anos Iniciais

Tipo: ACIEPE
Status: Encerrado
Público alvo: Interno e externo - Licenciandos do Curso de Pedagogia, Matemática, Educação Especial e outros interessados, Professores da Educação Infantil, dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e professores de Matemática da rede pública e particular.
Período de oferta: 09/11/2020 à 16/01/2021 (2o semestre de 2020)
Contato: keli.conti@gmail.com
Maiores informações: https://www.proex.ufscar.br/aciepes em ACIEPES para o 2o semestre de 2020 (link externo) 
Resumo: Os currículos impõem demandas complexas para o ensino de Estatística na Educação Básica, nas disciplinas do curso de formação e ações de formação continuada de professores ainda apresentam tímida presença de saberes estatísticos, tanto aqueles específicos a se ensinar quanto os pedagógicos, demandados para ensinar Estatística. Os objetivos da Aciepe consistem em: 1) apresentar um breve contexto histórico sobre ensino de Estatística, resgatando também a memória dos participantes; 2) Discussão da questão curricular envolvendo a Estatística as quais podem ser trabalhadas na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1.º ao 5.º ano); 3) Exemplificar propostas para a sala de aula que permitam trabalhar noções iniciais de Estatística por meio de atividades que proponham o protagonismo do estudante, buscando dialogar com saberes estatísticos e pedagógicos para seu ensino. As ações formativas serão realizadas em uma perspectiva de trabalho em grupo colaborativo e com a utilização de narrativas de formação.

A Literatura de Cordel e a formação de leitores da Educação Básica

Tipo: ACIEPE
Status: Encerrado
Público alvo: interno e externo - Professores das escolas estaduais e municipais da Educação Básica de São Carlos. Alunos de graduação e pós-graduação da UFSCar.
Período de oferta: 05/05/2020 à 23/06/2020 (1o semestre de 2020 - suplementar)
Contato: mimonteiro@ufscar.br
Maiores informações: https://www.proex.ufscar.br/aciepes em ACIEPEs para o Primeiro Período Suplementar de 2020 (link externo)
Resumo: Esta atividade tem por objetivo estudar as principais características da Literatura de Cordel do Brasil e da Europa (Portugal, França e Espanha), as contribuições de poetas e poetisas e suas relações com as áreas de conhecimento, como: língua materna, ciências, arte, história, geografia, matemática e educação física. Objetiva, ainda, discussões sobre as questões de gênero, étnico-raciais e culturais, presentes na Literatura de Cordel, e sua função social, educativa, política e cultural para a Educação Básica. Como estratégia de desenvolvimento profissional docente para todos os participantes da ACIEPE, recorreremos à organização de práticas de ensino sobre a especificidade da Literatura de Cordel no contexto da Educação Básica para a formação de leitores com a utilização de tecnologias digitais, referências teóricas e práticas docentes na temática. Para tanto, pautamo-nos teoricamente em Evaristo (2000), Gomes (2011; 2013), Marinho e Pinheiro (2012), Monteiro (2002; 2010), Quintela (2010), Terra (1983) e outras referências.