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Capa do livro Infância(s) e formação profissional: trajetórias e memórias da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCarInfância(s) e formação profissional: trajetórias e memórias da Unidade de Atendimento à Criança (UAC) da UFSCar

Organização: Andrea B. Moruzzi

Disponível para Download: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/infancias-e-formacao-profissional-trajetorias-e-memorias-da-unidade-de-atendimento-a-crianca-uac-da-ufscar/ (link externo)

Descrição: A Unidade de Atendimento a Criança - UAC, como é conhecida, é uma Unidade de Educação Infantil Universitária inaugurada há aproximadamente 30 anos, após um longo processo de reivindicações de mulheres e feministas envolvidas na luta por creches e por educação para crianças. Para além da história desta Unidade, com todas suas tramas e fios, que dialoga também com a de outras Unidades de Educação Infantil Universitárias, este livro resgata a história da educação infantil, mobilizando nossos olhares para os processos políticos e legais que conduziram o atendimento das crianças, inicialmente parte de uma legislação trabalhista, à educação infantil na sua concepção mais ampla, como parte integrante dos direitos fundamentais das crianças pequenas. No interior desse processo denso e de muita transformação política, a trajetória aqui narrada ilustra os debates e tensões que perpassam por essa transformação, de modo que é possível encontrar, neste livro, debates e tensões entre as perspectivas teóricas que disputam a infância e sua educação, as tensões e debates sobre as exigências profissionais destas que atuam com crianças pequenas e as mobilizações de pesquisas neste contexto coletivo de crianças pequenas da educação infantil Ao mapear esse trajeto, o livro não traz somente a memória de um lócus particular, mas faz, sobretudo, um esforço político de grifar nas memórias coletivas a história desse longo processo de luta e de reivindicações pela garantia do direito das crianças à educação pública, laica, de qualidade, oferecida pelos setores governamentais responsáveis. Em um momento político como o que vivemos hoje em que a educação infantil é “jogada” no colo das famílias com propostas obscenas de homeschooling, ou ainda cedida para empresas e setores privados com propostas de vauchers para educação infantil, este livro é um chamado, uma conclamação para que não deixemos essas, assim como tantas outras lutas, serem apagadas em uma canetada por alguém, provavelmente, pouco ou nada preocupado com a vida e educação de nossas crianças. A UAC resiste... A educação infantil resiste E as crianças, o tempo todo, resistem e reexistem... Por elas e para elas, sigamos...

Capa do livro Cenários de Ensino/Investigação em Educação Matemática, Leitura, Escrita e LiteraturaCenários de Ensino/Investigação em Educação Matemática, Leitura, Escrita e Literatura

Organização: Klinger Teodoro Ciríaco & Vivianny Bessão de Assis

Disponível para Download: https://pedroejoaoeditores.com/2021/02/24/cenarios-de-ensino-investigacao-em-educacao-matematica-leitura-escrita-e-literatura/ (link externo)

Descrição: Reunimos nesta coletânea textos de professores-pesquisadores que, engajados na busca pela melhoria do processo de ensino e aprendizagem, promovem amplo debate teórico-metodológico em cenários de ensino e de pesquisa em Educação Matemática, Leitura, Escrita e Literatura. A discussão em xeque levanta necessidade de (re)pensar a prática pedagógica, as políticas de formação docente, bem como a compreensão da história e historiografia como possibilidade de avançar em perspectivas propositivas de trabalhos que levantam indicadores à ações formativas tanto na Educação Básica quanto no Ensino Superior. Convidamos o leitor para apreciar a presente obra, conhecer as realidades de intervenção, problematização e investigação, as quais somam incansáveis esforços na estruturação do conhecimento ao colocar em discussão o papel do professor, da Universidade e da Escola na busca de contribuir com aos processos educacionais sob o pilar ético, estético, político, histórico e social.

Capa do livro Outros Olhares para a Matemática: Experiências na Educação InfantilOutros Olhares para a Matemática: Experiências na Educação Infantil

Organização: Priscila Domingues de Azevedo & Klinger Teodoro Ciríaco

Disponível para Download: https://pedroejoaoeditores.com/2020/06/05/outros-olhares-para-a-matematica-experiencias-na-educacao-infantil/ (link externo)

Descrição: Nesta obra o leitor poderá se deleitar com histórias de vivências com a Matemática, propiciadas por um grupo de professoras, a partir de ricas e promissoras possibilidades que se abrem com base em ações exercidas nos âmbitos da formação continuada e da produção de conhecimento “de” e “sobre” a prática pedagógica com crianças da Educação Infantil. Fruto do trabalho colaborativo desenvolvido na última década (2010-2020), as reflexões objeto de apreciação crítica presentes na coletânea “Outros Olhares para a Matemática na Infância” representa um convite ao trabalho docente pautado em contribuir com a aprendizagem e desenvolvimento da criança, tendo as noções de natureza matemática como mote para as discussões no cotidiano das instituições. Ao tomar como ponto de partida e de chegada a prática pedagógica, o livro que aqui se apresenta coloca as professoras (autoras) em lugar de destaque, encarando-as como protagonistas de seu desenvolvimento profissional, reflete sobre os efeitos do trabalho em um grupo colaborativo que surge a partir de demandas das necessidades formativas e resiste, há 10 anos, pela força da ação de seus partícipes que encaram o ambiente da colaboração como espaço de aprendizagens e compartilhamentos de suas histórias, agora não mais íntimas, mas, sim, públicas e passíveis de serem conhecidas por tod@s. Sendo assim, convidamos você a unir-se conosco e aventura-se pelas páginas para, enfim, descobrir as experiências que temos vivenciado com o GEOOM na Educação Infantil.

Capa do livro Licenciandos em Pedagogia e o "País das Maravilhas da Matemática": Aprendizagens e Saberes Mobilizados pela ColaboraçãoLicenciandos em Pedagogia e o "País das Maravilhas da Matemática": Aprendizagens e Saberes Mobilizados pela Colaboração

Autores: Marcielli de Lemos Cremoneze, Klinger Teodoro Ciríaco & Ana Carolina Faustino

Disponível para Download: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/3597 (link externo)

Descrição: Com os escritos de Licenciandos em Pedagogia e o “País das Maravilhas da Matemática”: Aprendizagens e Saberes Mobilizados pela Colaboração, na condição de autores, não queremos dar direcionamento para formas de atuação docente, mas sim, dar autonomia, liberdade de escolha, poder de decisão àqueles e àquelas que, movidos pela curiosidade da busca e pela amorosidade da docência, tenham autonomia para seguir um caminho fundamentados em ações crítico-reflexivas, como profissionais intelectuais que são, percurso que empreenderá esforços na caminhada, porém, com destinos que possibilitarão maravilhas com a Matemática. Saber para onde ir em meio à múltiplas opções envolve capacidade de argumentação e instrumentalização pedagógica. Especificamente, sobre a obra que aqui se materializa, temos a escolha pela colaboração e pelo trabalho colaborativo como eixos catalisadores de aprendizagens pré-profissionais de estudantes [futuros professores] acadêmicos da licenciatura em Pedagogia da UFMS-CPNV, os quais mediados pelo fazer colaborativo da docência, na interação com professoras experientes, em uma atividade de extensão culminou em um estudo detalhado dos saberes docentes mobilizados no “Grupo de Práticas Colaborativas em Educação Matemática nos anos iniciais” (GPCEMai), grupo colaborativo institucional que esteve em vigência no campus no período de março de 2013 a dezembro de 2018, que evidencia ricas e promissoras possibilidades de descobertas em Educação Matemática. No GPCEMai, professoras dos anos iniciais em exercício na rede municipal, acadêmicos de Pedagogia e professores formadores descobriam, ao longo de seus 6 anos de existência, muitas maravilhas matemáticas, das quais suscitaram parcerias entre Universidade-Escola em ações de natureza dialógica. Dadas as possibilidades, alguns estudos foram realizados, os quais envolveram atividades de extensão e de pesquisa, sob a leitura teórica e crítica de referenciais que buscam enxergar a criança como protagonista de sua aprendizagem e que valorizam diferentes estratégias à resolução de problemas e à problematização na sala de aula. Como professores e pesquisadores em Educação Matemática, destacamos a defesa pela ação educativa em ambientes que possibilitem o diálogo com as crianças, práticas pedagógicas que revelem-se emancipadoras dos sujeitos e desdobrem visões que transcendam o óbvio da limitação que a ignorância, do ponto de vista do conhecimento [e do conhecimento matemático], poderá causar na coletividade se não nos libertarmos da alienação que a história do presente quer reviver com a história do passado, o que não queremos em um futuro que poderá perspectivar, tal como em Alice no País das Maravilhas, a curiosidade motivadora às descobertas, mudanças constantes [haja vista que somos sujeitos históricos e sociais], capacidade de questionamento [sempre], que os sonhos superem os medos, pois afinal: o que é o tempo?

Capa do livro O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a interdisciplinaridade no processo de desenvolvimento profissional docenteO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a interdisciplinaridade no processo de desenvolvimento profissional docente

Organização: Maria Iolanda Monteiro

Disponível para Download: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/o-programa-institucional-de-bolsa-de-iniciacao-a-docencia-pibid-e-a-interdisciplinaridade-no-processo-de-desenvolvimento-profissional-docente/ (link externo)

Descrição: A obra “O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) e a interdisciplinaridade no processo de desenvolvimento profissional docente” é fruto de projetos de ação, desenvolvidos durante o Edital nº 7/2018 do PIBID, no período de 2018 a 2020. Reúne nove capítulos com a participação de pibidianos(as) e professoras de três escolas dos anos iniciais do Ensino Fundamental da rede pública da cidade de São Carlos-SP. Os textos retratam práticas interdisciplinaridades com variações específicas dos contextos, que revelam diferentes situações formativas no campo da docência. Os resultados registrados nos capítulos elucidam a contribuição do programa para a iniciação à docência e o cotidiano das escolas parceiras, pois as atividades desencadearam, nas pessoas envolvidas, o pensamento crítico, a consciência ambiental, as práticas de alfabetização e letramento, a diversidade, o autoconhecimento, a construção da identidade e a valorização da cultura nacional.

Capa do livro Mulheres na PandemiaMulheres na pandemia

Organização: Anete Abramowicz e Margareth Brandini Park

Disponível para Download: -

Disponível para compra: https://pedroejoaoeditores.com.br/site/loja/mulheres-na-pandemia-anete-abramowicz-margateth-brandini-park (link externo)

Descrição: -

Capa do livro Indi-AgeIndi-age: a presença indígena na universidade

Organização: Roseli Rodrigues de Mello e Claudia Raimundo Reyes

Disponível para Download: https://pedroejoaoeditores.com/2020/10/28/indi-age-a-presenca-indigena-na-universidade (link externo)

Descrição: Esse livro é fruto do encontro entre vários agentes e agências que vêm transformando num fato o que, até a algumas décadas, era um evento localizado, ou seja, a presença indígena nas universidades brasileiras. Data de 1999 o primeiro encontro, no território da Universidade Federal de São Carlos, entre indígenas, docentes e administração.