Desafios Do Cotidiano Docente: A Organização Do Espaço E Tempo Da Aula

Código: 450286

Créditos: 4

Ementa: Estudo de modalidades organizativas do espaço e tempo da aula, diante da necessidade de diversificação das práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.
a disciplina abordará:

  • Papel e aspectos relativos à condução das atividades permanentes e pontuais;
  • O lugar das sequências didáticas no currículo escolar e as especifidades de seu planejamento e desenvolvimento, tendo em vista a heterogeneidade dos estudantes;
  • A metodologia de projetos, como espaço e tempo para o exercício da interdisciplinaridade, autonomia dos sujeitos envolvidos na aula e integração das tecnologias ao currículo;
  • A organização do grupo-classe como comunidade de investigação: por uma pedagogia da pergunta, na perspectiva da construção colaborativa de conhecimento;
  • O planejamento e acompanhamento das diferentes etapas das atividades de pesquisa junto aos estudantes.


Objetivos: Refletir sobre desafios do cotidiano dos professores, tendo em vista a competência docente que abarca as dimensões técnica e estética, indissociáveis das dimensões política e crítica. Apropriar-se de diferentes modalidades organizativas do espaço e do tempo da aula, que permeiam o exercício da docência nos anos iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.