Educação Infantil: A criança, a infância e as instituições

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Ementa: Esta disciplina propõe a inserção do/a futuro/a pedagogo/a aos processos históricos, sociológicos e culturais que constituíram a ideia de criança e de infância. Propõe olhar para estas noções conceituais a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero. Analisa a forma pela qual se configuraram diferentes formas de atendimento à criança pequena até a consolidação da educação infantil como direito da criança pequena.

Objetivos:

  • Descrever e analisar as ideias de criança e de infância à luz de diferentes abordagens teórico-metodológicas no contexto das relações étnicas, raciais, geracionais e de gênero;
  • Possibilitar que o/a futuro/a pedagogo/a e professor de crianças pequenas possam compreender e analisar em seus contextos profissionais a criança e a infância a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero;
  • Compreender os conceitos de criança e de infância a partir de suas dimensões étnicas, raciais, geracionais e de gênero;
  • Compreender a construção social da mulher na sociedade e sua relação de complementariedade com a criança e com a ideia de infância;
  • Compreender a construção social da família e sua relação com a vida das crianças e com a ideia de infância;
  • Compreender o processo de institucionalização da criança e as políticas públicas construídas para seu atendimento até a consolidação da educação infantil como direito da criança;
  • Compreender a produção da infância a partir destas diferentes dimensões: étnicas, raciais, geracionais, de gênero.