Metodologia do Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos

Código: 450170

Créditos: 4

Ementa: A disciplina será responsável por abordar:

  1. Breve histórico da Educação de pessoas jovens e adultas no Brasil;
  2. Caracterização dos sujeitos que compõem a EJA, considerando as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, intergeracionais, culturais e sociais;
  3. Políticas públicas e teorias educacionais que consideram as especificidades da aprendizagem de jovens e adultos (EJA);
  4. A EJA no quadro da educação popular e da educação ao longo da vida;
  5. A aprendizagem dos jovens e adultos e os processos de ensino;
  6. EJA em diferentes contextos formais e não formais;
  7. A EJA na contemporaneidade a partir dos temas de educação ambiental, tecnologias e mundo do trabalho;
  8. Instrumentos de observação e acompanhamento de práticas pedagógicas de EJA;
  9. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes componentes curriculares e interdisciplinares, para a educação de pessoas jovens e adultas;
  10. Elaboração e análise de material didático adequado para a aprendizagem de pessoas adultas.

Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar aos futuros pedagogas e pedagogos o estudo de políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA), bem como de teorias que consideram as especificidades da aprendizagem destes sujeitos.A partir da compreensão da educação como direito humano e da importância de considerar as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, intergeracionais, culturais e sociais, pretende orientar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de aulas, a análise e elaboração de material pedagógico e apresentar experiências vivenciadas em diferentes cenários.