Metodologia do Trabalho Docente na Educação de Jovens e Adultos
Código: 450170
Créditos: 4
Ementa: A disciplina será responsável por abordar:
- Breve histórico da Educação de pessoas jovens e adultas no Brasil;
- Caracterização dos sujeitos que compõem a EJA, considerando as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, intergeracionais, culturais e sociais;
- Políticas públicas e teorias educacionais que consideram as especificidades da aprendizagem de jovens e adultos (EJA);
- A EJA no quadro da educação popular e da educação ao longo da vida;
- A aprendizagem dos jovens e adultos e os processos de ensino;
- EJA em diferentes contextos formais e não formais;
- A EJA na contemporaneidade a partir dos temas de educação ambiental, tecnologias e mundo do trabalho;
- Instrumentos de observação e acompanhamento de práticas pedagógicas de EJA;
- Planejamento, desenvolvimento e avaliação de processos de ensino e aprendizagem em diferentes componentes curriculares e interdisciplinares, para a educação de pessoas jovens e adultas;
- Elaboração e análise de material didático adequado para a aprendizagem de pessoas adultas.
Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar aos futuros pedagogas e pedagogos o estudo de políticas públicas para a educação de jovens e adultos (EJA), bem como de teorias que consideram as especificidades da aprendizagem destes sujeitos.A partir da compreensão da educação como direito humano e da importância de considerar as questões de gênero, sexualidade, relações étnico-raciais, intergeracionais, culturais e sociais, pretende orientar o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação de aulas, a análise e elaboração de material pedagógico e apresentar experiências vivenciadas em diferentes cenários.