Metodologia do Trabalho Docente na Educação Infantil

Código: 450154

Créditos: 4

Ementa: O eixo condutor da disciplina metodologia do trabalho docente na educação infantil é a articulação entre os aspectos históricos, geográficos, econômicos, sociais, étnico-raciais e de gênero, produtores da ideia de infância e as práticas de apropriação pela criança pequena do mundo em que vive. O trabalho docente considera:

  1. História do atendimento à criança, da infância e da educação infantil no contexto da diversidade cultural social, religiosa e de gênero;
  2. A infância como experiência e a cultura infantil;
  3. Enfoques teóricos sobre os processos de aprendizagem da criança pequena: o brincar e o pensar;
  4. A identidade da(o) professora(professor) da pequena infância;
  5. O currículo da escola da pequena infância.

Objetivos: Compreender os processos de aquisição do conhecimento pela criança pequena, de zero a seis anos, a partir das suas múltiplas linguagens e da cultura da infância por meio da articulação com o mundo adulto no que se refere aos aspectos históricos, geográficos, econômicos, sociais, étnico-raciais e de gênero, a fim de desenvolver concepções e estratégias educativas pertinentes.