Práticas Sociais e Processos Educativos

Ementa: Compreensão de processos educativos como inerentes e decorrentes de práticas sociais situadas em ambientes não escolares e escolares. Pesquisa essas práticas sociais na perspectiva de pessoas, grupos, comunidades e outros segmentos da sociedade, lançan do mão de metodologias dialógicas. Apoia-se em aportes teóricos da educação popular, educação das relações étnico-raciais, educação e restrição de liberdade, juventudes e direitos humanos, formação de educadores, pedagogia da libertação.

Objetivos: Compreender a relevância da aproximação entre espaços não escolares e escolares para estudo de processos educativos em práticas sociais ao sestudantes do curso de Pedagogia.

Identificar e analisar processos educativos em diferentes espaços sociais para evidenciar a relevância do diálogo entre ambientes não escolares e escolares.

1. Estimular e promover as experiências iniciais de investigação e aproximação a potenciais campos de atuação das/ospedagogas/os.
  2. Aguçar o olhar, a sensibilidade e aprofundar conhecimentos que permitam apreender as conexões do espaço escolar com outros espaços sociais, com a comunidade e a sociedade.