A Educação De Bebês E Crianças, De Zero A Três Anos, Nos Espaços Coletivos Das Creches

Código: 1001329

Créditos: 4

Ementa: Estudo da constituição dos bebês e das crianças bem pequenas como sujeitos da educação infantil. As dimensões da especificidade da docência com as crianças zero a três anos. O planejamento, a observação, o registro e a documentação na/da creche. O cotidiano e a prática pedagógica na creche com foco nas interações e brincadeiras, a organização das atividades da vida diária dos bebês na creche: sono, alimentação, higiene e cuidados essenciais. As múltiplas linguagens no contexto da prática pedagógica com os bebês e crianças bem pequenas. A função social da creche e a relação com as famílias, e os processos de inserção das crianças nos espaços coletivos de educação.

Objetivos:

  • Analisar a constituição das crianças de zero a três anos como sujeitos da educação infantil;
  • Estudar a profissionalidade na educação infantil no contexto da educação em creches e de suas funções; 
  • Possibilitar que o futuro pedagogo e professor de bebês e crianças pequenas possam compreender e analisar a ação docente como processos que envolvem desde a organização dos objetivos, planejamentos e estratégias, e as relações geradas diretamente com as crianças e destas entre si, assim como a observação, o registro e a documentação do trabalho pedagógico;
  • Analisar propostas pedagógicas para a educação de bebês e crianças bem pequenas destacando as interações e brincadeiras, e a organização das atividades da vida diária dos bebês na creche na perspectiva integrada da educação e cuidado;
  • Estudar e refletir sobre a função social da creche e a relação com as famílias, e os processos de inserção das crianças nos espaços coletivos de educação.