A Literatura Infantil E A Criança No Contexto Da Alfabetização E Do Letramento

Código: 450251

Créditos: 4

Ementa: Contribuição das várias linguagens e dos estilos na literatura infantil para o processo de alfabetização e letramento no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, relacionando-se a leitura, escrita e oralidade na infância. Propostas de ensino para a sistematização de projetos de leitura e escrita e elaboração de material didático, conforme as especificidades das faixas etárias, dos direitos da criança e das relações étnico-raciais.

Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar ao/à futuro/a professora o entendimento da alfabetização e do letramento a partir da literatura infantil no contexto da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental para:

  1. Conhecer práticas alfabetizadoras e de letramento;
  2. Compreender a conceituação de literatura infantil;
  3. Conhecer as linguagens e os estilos na literatura infantil;
  4. Identificar a contribuição da leitura, escrita e oralidade para infância nas várias faixas etárias e no campo das relações étnico-raciais;
  5. Elaborar projetos de leitura e escrita, conforme as faixar etárias e os direitos à educação;
  6. Elaborar material didático.