Ciências: Conteúdos e seu ensino

Ementa: A disciplina tem a função de contribuir para a construção de conhecimentos sobre a docência, em particular em relação ao ensino e à aprendizagem das Ciências da Natureza nos anos iniciais da educação básica regular e da educação de jovens e adultos (EJA) e na educação infantil, por meio do desenvolvimento de instrumentos conceituais teóricos e metodológicos, levando em consideração as concepções prévias dos(as) estudantes e numa perspectiva que contribua para o desenvolvimento de autonomia no trabalho docente em relação à alfabetização científica e para o desenvolvimento de atitude investigativa como docente e de reflexão crítica sobre a Ciência, seu papel na sociedade e na formação dos cidadãos. Para tanto, por meio de atividades, aprofundamentos teóricos e discussões, serão abordados conteúdos relacionados:

1. à epistemologia das Ciências da Natureza, o papel dessas Ciências na sociedade contemporânea e as consequências, para o ensino de Ciências, das particularidades do processo de produção de conhecimentos nessas ciências e de seu papel na sociedade;
  2. às distinções possíveis e mais relevantes entre diferentes tipos de conhecimentos, suas relações, suas contribuições para a sociedade, para diferentes culturas e para a própria ciência;
  3. a fundamentos da psicologia cognitiva sobre aprendizagem e suas implicações para decisões sobre o ensino e para seu desenvolvimento;
  4. às abordagens mais relevantes e recentes da investigação sobre ensino e aprendizagem de ciências, entre as quais algumas que apresentam propostas de abordagem curricular. Alguns conteúdos de ciências da natureza poderão ser abordados como exemplos ou como parte de atividades de ensino e, portanto, constituir-se-ão em meios para a abordagem de diferentes conteúdos de ensino da disciplina e, nestes momentos, serão também abordados como conteúdos de ciências que podem ser ensinados nos anos iniciais, procurando-se garantir sua aprendizagem pelas futuras professoras e futuros professores. Mas, a aprendizagem de conteúdos conceituais de Ciências da Natureza, durante a disciplina, não se constitui em objetivo geral desta disciplina.

Objetivos: Contribuir para que os futuros pedagogos e futuras pedagogas desenvolvam autonomia para:

1. Tomar decisões sobre o que ensinar e como ensinar, tendo como meta a democratização da aprendizagem na sala de aula e como referência objetivos centrais para o ensino de ciências, as necessidades de seus alunos e suas alunas, seus conhecimentos prévios, sua faixa etária, contexto de vida e cultura particular em que se inserem, os conhecimentos sobre o processo de aprendizagem e sobre a natureza do conhecimento científico, seu papel na sociedade e as particularidades de sua produção nas ciências da natureza.
  2. Planejar e desenvolver o ensino de Ciências da Natureza, de maneira articulada a outros componentes curriculares dos anos iniciais da educação básica regular e da educação de jovens e adultos (EJA) e a outros tipos de conhecimentos e sistemas explicativos.
  3. Avaliar a aprendizagem e seu ensino, em consonância com os objetivos de ensino e com as oportunidades de aprendizagem criadas, assumindo uma atitude investigativa, reflexiva e crítica em relação ao seu trabalho.
  4. Aprender conteúdos de ensino das Ciências da Natureza, identificar fontes confiáveis de consulta e estudo, avaliar as proposições conceituais encontradas em materiais didáticos e outras fontes e para realizar as transposições didáticas necessárias ao ensino desses conteúdos, adequando-os ao seu contexto de trabalho.
  5. Discutir com sua comunidade de trabalho o papel do ensino de ciências da natureza, suas contribuições à aprendizagem e desenvolvimento das crianças e à formação cidadão de jovens e adultos, de maneira a contribuir com o planejamento pedagógico coletivo da escola e interferir na organização curricular dos anos iniciais.
  6. Identificar as contribuições de novas abordagens para o ensino de Ciências da Natureza, propostas nas investigações mais relevantes e recentes da área de Educação em Ciências (Alfabetização e Letramento Científico) e considerá-las em seu trabalho individual e coletivo na escola.