Corpo e Movimento

Créditos: 4

Ementa: Discussão de diferentes teorias sobre corpo e movimento. Concepções de corpo e de movimento presentes na sociedade, principalmente na escola, relacionadas às questões de ensino e aprendizagem. Discussão teórica sobre as formas de superação de concepções biológicas de desenvolvimento humano que colocam à margem os aspectos sociais e culturais nas relações interpessoais na escola. Aprofundamento teórico e metodológico sobre o trabalho com atividades de movimento na escola, de forma a potencializar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem. Pesquisa em diversas fontes sobre tipos de jogos, brincadeiras, brinquedo. Atividades práticas de pesquisa: entrevistas; desenvolvimento de atividades com crianças e/ou jovens e adultos. Confecção de materiais, jogos, brinquedos. O foco será a qualidade das mediações desenvolvidas por professores em atividades realizadas com crianças de 0 a 10 anos e com jovens e adultos, por meio de atividade de movimento, brincadeiras, jogos e brinquedos.

Objetivos:

  • Discutir e problematizar temas e questões fundamentais a respeito das diferentes concepções sobre corpo e movimento humano a partir de suporte teórico;
  • Discutir questões relacionadas à prática docente na educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens de adultos, com foco na importância do movimento para as aprendizagens escolares;
  • Debater abordagens metodológicas sobre atividades de movimento na escola, priorizando aspectos como: seleção e preparação dos conteúdos a serem abordados nas aulas, condução das aulas pelo/a docente focalizando as mediações necessárias e avaliação da aprendizagem;
  • Analisar os diferentes tipos de mediações e mediadores de aprendizagens nas atividades de movimento na escola: espaços, materiais, recursos, técnicas e estratégias pedagógicas, por meio de atividades em sala com os alunos;
  • Proporcionar suporte aos/às alunos/as para que possam realizar pesquisas sobre atividades de movimento, brincadeiras, brinquedos e jogos, tendo como questão as aprendizagens de estudantes e os aspectos culturais e sociais envolvidos nelas;
  • Estabelecer as diretrizes para elaboração de relatório teórico-metodológico escrito e apresentação de seminário em sala de aula com foco nas pesquisas realizadas.