Criança, Infância E Pensamento Matemático
Código: 1001932
Créditos: 4
Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos presentes na organização das noções matemáticas na Educação Infantil no desenvolvimento de conteúdos e metodologias relativas ao conhecimento matemático, tendo como eixo norteador a unidade entre teoria e prática. Relação com as áreas do conhecimento matemático propostas para a infância: números e sistema de numeração, operações aritméticas iniciais, espaço e forma (geometria), grandezas e medidas, noções de estatística e probabilidade. Atividades práticas de ensino supervisionadas.
Objetivos:
- Compreender as especificidades do trabalho com a Matemática na Educação Infantil;
- Conhecer as tendências metodológicas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na infância;
- Dominar conteúdos que se constituam em instrumental básico para o exercício da docência em Matemática na Educação Infantil;
- Analisar ideias e práticas correntes sobre a presença da Matemática na Educação Infantil e compreender a valorização das brincadeiras infantis como forma de recriar as experiências da criança pequena.