Criança, Infância E Pensamento Matemático

Código: 1001932

Créditos: 4

Ementa: Conhecimentos teóricos e práticos presentes na organização das noções matemáticas na Educação Infantil no desenvolvimento de conteúdos e metodologias relativas ao conhecimento matemático, tendo como eixo norteador a unidade entre teoria e prática. Relação com as áreas do conhecimento matemático propostas para a infância: números e sistema de numeração, operações aritméticas iniciais, espaço e forma (geometria), grandezas e medidas, noções de estatística e probabilidade. Atividades práticas de ensino supervisionadas.

Objetivos:

  • Compreender as especificidades do trabalho com a Matemática na Educação Infantil;
  • Conhecer as tendências metodológicas para o ensino e aprendizagem dos conteúdos matemáticos na infância;
  • Dominar conteúdos que se constituam em instrumental básico para o exercício da docência em Matemática na Educação Infantil;
  • Analisar ideias e práticas correntes sobre a presença da Matemática na Educação Infantil e compreender a valorização das brincadeiras infantis como forma de recriar as experiências da criança pequena.