Didática: Matrizes Teóricas do Pensamento Pedagógico Contemporâneo

Créditos: 4

Ementa: Identificação da especificidade da didática, de suas relações com as disciplinas que a fundamentam e de seu papel na formação de professores, relacionando-a com a configuração do campo da pedagogia. estudo analítico das principais matrizes teóricas do pensamento pedagógico contemporâneo e de suas relações com os processos de ensino e aprendizagem. os conteúdos a serem tratados são:- conceito, objeto, campo e método da didática;- principais relações com as disciplinas que a fundamentam;- papel da didática na formação de professores;- análise das principais matrizes teóricas do pensamento pedagógico contemporâneo, abordando, em cada uma: a contextualização de seu surgimento; os principais pedagogos que a representam; a caracterização do pensamento de pelo menos um deles, por meio da análise de obra(s) original(is); . as relações entre cada matriz teórica analisada e os processos de ensino e aprendizagem.

Objetivos: Identificar a especificidade da didática, suas relações com as disciplinas que a fundamentam e seu papel na formação de professores; identificar as principais correntes do pensamento pedagógico contemporâneo e sua influencia nas políticas publicas brasileiras e nas praticas de ensino na escola.