Educação Matemática Na/Para Atuação Docente: Geometria, Grandezas E Medida, Organização E Tratamento De Dados

Código: 1001173

Créditos: 4

Ementa: Serão estudados os temas: Geometria, Grandezas e Medida, Organização e Tratamento de Dados. A geometria (espaço e forma) visa o desenvolvimento do sentido espacial, o estudo das figuras geométricas bi e tridimensionais, estuda propriedades geométricas relacionadas ao desenvolvimento do pensamento geométrico. Grandezas e medida estabelecem conexões entre temas matemáticos e situações não matemáticas.

A medida, como ideia de comparação, a partir de medidas convencionais e não convencionais, compreende diferentes estratégias e instrumentos para medir comprimento, massa, capacidade, tempo e outras grandezas e o estudo do processo de medição e da produção de registros para comunicar o resultado de uma medição. Na temática organização e tratamento de dados estuda-se a leitura e construção de tabelas e gráficos estatísticos com analise crítica relacionada ao desenvolvimento dos pensamentos estatísticos, probabilístico e combinatório.

Objetivos:

  1. Subsidiar pedagogos (as) para estruturar os conceitos matemáticos tratados nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA, estabelecendo conexões entre numeração, geometria, grandezas e medida, organização e tratamento de dados e suas relações com outras áreas do conhecimento;
  2. Refletir sobre a construção do desenvolvimento dos pensamentos geométrico, métrico e estatístico, considerando a história da matemática;
  3. Compreender grandezas e medida como um tema integrador entre número e geometria, como uma prática social articulada com outros temas da matemática e com outras áreas do conhecimento;
  4. Analisar as relações existentes entre os pensamentos aritméticos, algébrico, geométrico e estatístico;
  5. Desenvolver capacidades transversais da matemática: a resolução de problemas, o raciocínio matemático, a comunicação de ideias e a negociação de significados matemáticos;
  6. Analisar propostas curriculares de matemática e materiais para o ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental e da EJA;
  7. Vivenciar, analisar e elaborar atividades de ensino de Matemática para os anos iniciais do ensino Fundamental e EJA.