Educação Matemática - Resolução De Problemas Nos Anos Iniciais

Ementa: Tarefas exploratório-investigativas de matemática, resolução de problemas, análise de livros (didáticos e paradidáticos) e de materiais manipuláveis que promovam a discussão sobre conhecimento relativo ao conteúdo matemático e conhecimento pedagógico do conteúdo. Estudo teórico e metodológico de tarefas matemáticas nos diferentes campos da matemática (numeração, geometria.,grandeza e medida e organização e tratamento de dados). Estudar, através de casos de ensino, a conexão entre o processo de aprender e ensinar matemática e avaliar aprendizagens de estudantes.

Objetivos:

• Ampliar o conhecimento matemático, didático e curricular relativo aos anos iniciais através de: atividades de resolução de problemas, investigações matemáticas, análise de livros (didáticos e paradidáticos) e de materiais manipuláveis focalizando o ensino e a aprendizagem da matemática.
  • Fomentar uma atitude positiva degraduandos(as) do curso de Pedagogia frente à disciplina de matemática e às capacidades de alunos(as) dos anos iniciais frente a esse conteúdo.
  • Compreender a avaliação em matemática como um processo conectado com a ação de ensinar e aprender.
  • Criar dinâmicas de estudo e pesquisa entre os graduandos, com vista a um investimento continuado para aprender e ensinar matemática.