Escola e Currículo

Código: 450073

Créditos: 4

Ementa: Estudo analítico das relações entre escola, currículo, conhecimento, cultura e sociedade. Diferentes conceitos de currículo. Âmbitos do currículo formal e suas relações com as políticas educacionais. Aspectos políticos-pedagógicos e sua influência no currículo-em-ação: currículo oculto; rituais; currículo nulo; resistência; diversidade religiosa e/ou de gênero e sexual; educação especial e/ ou educação ambiental.

Objetivos:

  1. Identificar e compreender diferentes conceitos de currículo e suas relações com as concepções de escola, conhecimento, cultura e sociedade;
  2. Distinguir as noções de currículo formal e currículo-em-ação;
  3. Identificar os diferentes âmbitos do currículo formal e suas relações com as políticas educacionais;
  4. Perceber a influência de aspectos político-pedagógicos – currículo oculto; rituais; currículo nulo; resistência; diversidade religiosa e/ou de gênero e sexual; educação especial e/ou educação ambiental – no currículo em ação.