Matemática: Conteúdos e seu ensino

Créditos: 4

Ementa: Caracterizar a natureza e os objetivos da matemática enquanto componente curricular das séries iniciais do ensino fundamental e de EJA. Refletir criticamente sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento matemático e o ensino de matemática.
Focalizar os conteúdos a serem ensinados:

  1. Números e operações (conceitos de números naturais e de números racionais na representação fracionária, decimal e percentual);
  2. Espaço e forma (localização e movimentação de objeto, representação e estudo das propriedades de poliedros e corpos redondos, figuras planas e não planas);
  3. Grandezas (discretas e contínuas) e medida (convencionais e não convencionais), a medida como tema integrador (comprimento, massa, capacidade, tempo, sistema monetário e outras grandezas), a produção e registros de medição;
  4. Organização de dados em tabelas e gráficos (leitura, construção e análise de dados).

Objetivos: 

  1. Subsidiar pedagogos (as) para estruturar os conceitos matemáticos tratados nas séries iniciais do ensino fundamental e na EJA, estabelecendo uma visão geral dos conteúdos matemáticos e suas relações com outras áreas do conhecimento na perspectiva do letramento matemático;
  2. Refletir sobre a construção dos conceitos aritméticos, algébricos, geométricos e probabilístico;
  3. Analisar relações existentes entre os pensamentos aritmético, algébrico, geométrico, estatístico e probabilístico;
  4. Refletir sobre o pensar e o fazer no ensino de matemática como direito de todos.