Matemática: Conteúdos e seu ensino
Créditos: 4
Ementa: Caracterizar a natureza e os objetivos da matemática enquanto componente curricular das séries iniciais do ensino fundamental e de EJA. Refletir criticamente sobre a alfabetização matemática na perspectiva do letramento matemático e o ensino de matemática.
Focalizar os conteúdos a serem ensinados:
- Números e operações (conceitos de números naturais e de números racionais na representação fracionária, decimal e percentual);
- Espaço e forma (localização e movimentação de objeto, representação e estudo das propriedades de poliedros e corpos redondos, figuras planas e não planas);
- Grandezas (discretas e contínuas) e medida (convencionais e não convencionais), a medida como tema integrador (comprimento, massa, capacidade, tempo, sistema monetário e outras grandezas), a produção e registros de medição;
- Organização de dados em tabelas e gráficos (leitura, construção e análise de dados).
Objetivos:
- Subsidiar pedagogos (as) para estruturar os conceitos matemáticos tratados nas séries iniciais do ensino fundamental e na EJA, estabelecendo uma visão geral dos conteúdos matemáticos e suas relações com outras áreas do conhecimento na perspectiva do letramento matemático;
- Refletir sobre a construção dos conceitos aritméticos, algébricos, geométricos e probabilístico;
- Analisar relações existentes entre os pensamentos aritmético, algébrico, geométrico, estatístico e probabilístico;
- Refletir sobre o pensar e o fazer no ensino de matemática como direito de todos.