Matemática No Início Da Escolarização: O Sentido Do Número

Código: 1001118

Créditos: 4

Ementa: Compreende a dimensão epistemológica da matemática, estuda as características e significado do conhecimento matemático escolar, do seu sentido e do seu papel na sociedade e na formação do indivíduo. Serão estudados o tema números e operações, a partir de três ideias fundamentais: promover a compreensão dos números e operações, desenvolver o sentido de número e desenvolver a fluência no cálculo. Números racionais, nas representações fracionárias, decimal e percentual, serão trabalhados como primeira ampliação do conjunto dos números naturais. Cálculo mental, capacidade de estimativa e uso de valores aproximados serão relacionados em atividades de resolução de problemas e das propriedades numéricas. O desenvolvimento do pensamento algébrico no ciclo da alfabetização e anos iniciais será estudado a partir de sequências, no estabelecimento de relações entre números e entre números e operações e nas propriedades numéricas.

Objetivos:

1. Subsidiar a compreensão das estruturas de conceitos matemáticos tratados nos anos iniciais do ensino fundamental e da EJA estabelecendo uma visão geral de número e operações e suas relações com outras áreas do conhecimento;
  2. Refletir sobre o desenvolvimento do pensamento matemático e da sua aprendizagem relacionado à organização do trabalho pedagógico do professor;
  3. Compreender a construção do sentido de número, considerando a história da matemática e as propriedades numéricas;
  4. Analisar as relações entre os pensamentos aritmético e algébrico;
  5. Desenvolver capacidades transversais à matemática: resolução de problemas, raciocínio lógico matemático, comunicação de ideias e negociação de significados matemáticos.