Prática de Ensino e Estágio Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Regular

Ementa: Orientações para a participação na vida da escola de ensino fundamental, com ênfase nos anos iniciais e orientações para a redação de portfólio reflexivo de estágio supervisionado serão realizados em aulas na universidade, com duração de duas horas semanais e de caráter prático. Pretende-se, ainda, que as estagiárias e os estagiários realizem o planejamento, desenvolvimento e avaliação de projeto de intervenção pedagógica em classe de anos iniciais do ensino fundamental de 9 anos de duração, com regência de aulas e de ações pedagógicas, em diferentes componentes curriculares, a partir de uma necessidade de ensino e de aprendizagem identificada em sala de aula de anos iniciais. As atividades pedagógicas realizadas na escola e sala de aula de anos iniciais, campo de estágio, devem ser analisadas pelos(as) estudantes à luz da literatura estudada no curso e das orientações recebidas nas aulas da disciplina, atendendo às questões legais da escola de educação básica e do reconhecimento da diversidade (cultural, de classe social, étnico/racial, de religiosidade, de gênero etc.) e seus conhecimentos escolares e não escolares, compondo o portfólio reflexivo de estágio supervisionado, instrumento formativo que caracteriza a integralização da disciplina.

Objetivos: A disciplina tem por finalidade possibilitar aos futuros pedagogos e pedagogas situações de inserção no cotidiano de uma escola e de sala de aula de anos iniciais de ensino fundamental de 9 anos de duração para planejar, desenvolver e avaliar projeto de intervenção pedagógica, com aulas e ações pedagógicas, em diferentes componentes curriculares, analisando esse processo à luz da literatura educacional, e reconhecendo a diversidade (cultural, de classe social, étnico/racial, de religiosidade, de gênero etc.).