Curso de Atualização - Formação Lúdica de Professores

Voltado para professores e profissionais da área de pedagogia que atuam na educação infantil ou nos anos iniciais do ensino fundamental, psicólogos, estudantes de cursos de licenciatura em educação física e pós-graduandos interessados na temática.

Com o objetivo de propor novas e melhores maneiras de ensinar as crianças, o Curso de Atualização - Formação Lúdica de Professores: Construindo Saberes e Fazeres da Prática Pedagógica da UFSCar promove a discussão, reflexão e construção de conhecimentos teóricos e práticos.

Por meio de leituras, atividades, pesquisas de materiais, análise de objetos, produção de brinquedos, narrativas escritas e vivências, os participantes aprendem e olhar a brincadeira e outros jogos como instrumentos educativos. A capacitação é um espaço não só de estudo e revisão do conhecimento, mas também de diálogo e troca de experiências para que profissionais possam entender estratégias metodológicas e melhorar ações pedagógicas e as oportunidades de aprendizagem para os pequenos.

Realizado pelo Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI) da UFSCar, o curso é coordenado por Aline Sommerhalder, docente do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Instituição, e apresenta conhecimentos científicos desenvolvidos a partir de pesquisas acadêmicas e do livro “Jogo e Educação da Infância - Muito prazer em aprender”, do qual a professora é uma das autoras. A obra foi incorporada pelo MEC como acervo da Biblioteca do Professor.

Para mais informações e inscrição acesse a página do curso no BOX UFSCar (link externo)